Tainacan Miniatura Artigo Capa

Proposta de Plano de Classificação Facetado para as Universidades Federais

Proposta de Plano de Classificação Facetado para as Universidades Federais

Resumo:
O estudo tem como objetivo apresentar um plano de classificação facetado para a gestão arquivística de documentos nas universidades federais do Brasil. Para isso foi realizada um levantamento bibliográfico sobre a gestão arquivística no Brasil, os tipos de planos de classificação e a teoria da classificação facetada de Ranganathan, por meio de buscas em bases de dados nas áreas de Biblioteconomia e Arquivologia. Foi identificado o plano de classificação utilizado nas Instituições Federais de Ensino Superior para representar a faceta funcional e criado o plano de classificação estrutural para representar a faceta estrutural. Os dois planos de classificação foram inseridos em um sistema de gestão de repositório digital para dar origem ao plano de classificação facetado. O sistema utilizado foi o Tainacan, software livre baseado no wordpress, usado na gestão de documentos digitais. O plano de classificação facetado desenvolvido permite ao usuário escolher e até combinar a forma de buscar a informação que garante uma maior eficiência na recuperação da informação.

PALAVRAS-CHAVE: Classificação facetada. Plano de classificação. Arquivologia. Gestão de documentos.

Leia o artigo na íntegra clicando aqui.

Categorias: Artigos Científicos artigos #artigos artigo