Miniatura SITE - Tainacan - Logo Principal 2.jpg

Acervos em rede: perspectivas para as instituições culturais em tempos de cultura digital

As instituições culturais têm produzido novas práticas e maneiras de lidar com as formas contemporâneas de armazenamento e disseminação das informações culturais.

Autores: Dalton Lopes Martins, Marcel Ferrante Silva, Danielle do Carmo.

Resumo: No contexto de transformações econômicas, culturais e sociais produzidas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais e principalmente pelo surgimento e popularização da internet, a rede torna-se objeto paradigmático nas formas de comunicação e disseminação das informações.

Sendo parte deste cenário, as instituições culturais têm produzido novas práticas e maneiras de lidar com as formas contemporâneas de armazenamento e disseminação das informações culturais a partir do objeto rede como elemento estruturante de seu fazer.

O presente artigo tem como objetivo evidenciar as práticas de produção de acervos em rede, tanto em âmbito nacional quanto internacional. A análise dos dados coletados, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, nos permitiu identificar iniciativas existentes no Brasil, assim como mapear práticas internacionais consolidadas em forma de serviços.

Os resultados da pesquisa demonstram que enquanto as práticas de produção de acervos em rede encontram barreiras técnicas e políticas no cenário nacional, não tendo sido identificada nenhuma política de âmbito nacional em vigência; no cenário internacional essas práticas se mostram disseminadas e desenvolvidas na América do Norte, Europa e Oceania.

Palavras-chave: Acervos. Rede. Cultura digital. Instituições Culturais.

Leia o artigo na íntegra clicando aqui.

Categorías: #Artigo artigo científico artigos Artigos Científicos