Link Coluna 27-11 - Cultura e Pensamento

Cultura e Pensamento

Tema: Seminário Cultura e Pensamento

Veículo: Diário da Manhã

Número: 11.000

Página: 19

Caderno: Opinião Pública

Data: 27/11/2017

Cultura e Pensamento

Um dos mais relevantes seminários sobre cultura na América Latina terá lugar em Goiânia, nesta semana. Trata-se do Seminário Cultura e Pensamento América Latina, evento organizado pelo Media Lab / UFG e Ministério da Cultura. O Centro Cultural Oscar Niemeyer foi o local escolhido para abrigar as discussões sobre Cultura Digital, Cultura das Fronte iras, Políticas Públicas Culturais e Economia da Cultura, tendo como convidados especialistas de doze países da América Latina.

Não bastasse a relevância das discussões, o evento terá atrações musicais como Francisco, El Hombre e a banda Metá Metá, ambos indicados ao Grammy Latino deste ano, o grupo Carne Doce e o espetáculo de dança contemporânea Concreto. O agito será sempre à noite, com as discussões durante o dia, entre 30 de novembro e 2 de dezembro. As inscrições são gratuitas e os inscritos e presentes ao seminário serão certificados.

Em meio a um intenso debate nacional sobre arte e cultura, seus limites e (im)possibilidades, o evento pode representar um passo importante para ampliar a discussão, que abrange a censura, a ética, a legalidade, a liberdade de expressão e a licença poética, além das questões relacionadas à cultura digital e à cultura como geradora de emprego, renda e desenvolvimento econômico e social. Em todos os quesitos, o evento é uma oportunidade para a cidade que o sedia, e para toda a comunidade latinoamericana.

Um traço relevante do evento é seu foco: discutir o pensar e o fazer cultura, daí seu nome. Pensadores, pesquisadores, promotores culturais e artistas se juntam aos representantes das políticas públicas dos países convidados, para enfrentarem o tema, cada vez mais fundamental, tendo como meta alinhamentos e articulações em prol da cultura.

Antes de se fixar nas artes, o seminário abrange a cultura, a partir dos quatro eixos que estruturam o evento: a Cultura Digital, que envolve novos modos de socialização e de vida nas cidades, e que desponta como discussão transversal, de interesse geral; Políticas Públicas Culturais, como modos de articulação entre os povos da América Latina, promovendo intercâmbios e repertórios das artes e cultura; Política das Fronteiras, como modo de operar a polifonia cultural, harmonizando as relações em zonas fronteiriças; e Economia da Cultura, avaliando modelos e métodos de fazer ver que a cultura é fonte de riquezas não apenas intelectual e cultural, mas também econômica para um país.

Os esforços da equipe do Media Lab / UFG, o mais proeminente laboratório de inovação do bloco, demonstra que a tecnologia passa necessariamente pela cultura, e não por outro motivo faz realizar em terras goianas o seminário,  que terá transmissão via Internet e produzirá um conjunto de e-books sobre as temáticas abordadas. As inscrições e transmissão podem ser conferidos pelo site do Media Lab.

Clique aqui para ler o artigo publicado.

Coluna 27-11 - Cultura e Pensamento

Categorias: Artigos Científicos #artigos artigo científico Artigo #Artigo capa artigos