Link Coluna 08-01 - Uma trilha inovadora

Tema: Uma trilha inovadora

Data: 08/01/2018

Uma trilha inovadora

O HUB ACE Gyntec completou um ano de atividades, implementando em Goiás um pensamento alinhado com as perspectivas de inovação que é possível ver em diversos outros locais no mundo, com um mix de serviços que vão desde investir, acelerar, fomentar e reconhecer, até manter um espaço criativo para novos negócios. Mas o ápice ainda está por vir, com um parque tecnológico que promete agitar mais ainda as empresas criativas e inovadoras.

Localizado no Goiânia 2, zona norte da cidade, e bem próximo ao Câmpus Samambaia da UFG, que também tem um parque tecnológico, o HUB ACE Gyntec é um Instituto dedicado à Inovação, que trabalha com funding, mentorias e acesso ao mercado para empresas em início de atividades, desde que voltadas para a inovação, as chamadas startups. Em um ano, foram captados cerca de 5 milhões de reais em investimentos para startups aceleradas, promovendo a cultura de ecossistemas de inovação. A visão sistêmica de negócio, essencial para se compreender o mercado atualmente, é a base do sucesso do Instituto, que promoveu, no final de 2017, a premiação Gyntec Awards 2017, condecorando países e personalidades pelos feitos naquele ano.

Porém, mais relevante que a ação pontual do HUB, é preciso compreender o contexto e o protagonismo do Instituto para Goiás e para a região Centro-Oeste. Em um estado ainda carente de iniciativas inovadoras e criativas, com práticas de negócios que se assemelham a períodos medievos, enxergar trilhas já em construção é fundamental para o avanço no estado. É bem verdade que a articulação entre mercado, poder público e universidade é igualmente fundamental. O Instituto Gyntec, neste um ano de existência, mostrou-se comprometido com o mercado, com tentativas de aproximação com os dois outros entes da chamada tríplice hélice. A abordagem ainda precisa ser mais estratégica, mas o caminho tem sido construído de modo seguro e firme.

De outro lado, podemos comemorar o papel de fomentador de novas ideias, de novos modos de pensar e agir no mercado, promovendo a cultura dos ecossistemas inovadores, por meio de uma série de eventos regulares realizados pelo Instituto. No primeiro ano, seis startups receberam aporte do HUB, no processo de aceleração. E, em 2018, será lançado o projeto do Parque Tecnológico, com previsão de entrega da primeira etapa para 2020.

O HUB ACE Gyntech teve excelente disposição em seu primeiro ano, demonstrando sua capacidade de articular e realizar, além da mobilização de vários players. Merece não apenas nossos cumprimentos, mas o olhar atento para o que poderá ser, em muito pouco tempo, nossa maior referência de inovação para o Centro-Oeste.

Print Coluna 08-01 - Uma trilha inovadora

Categorias: #Artigo Artigos Científicos Artigo #artigos Artigos