Link Coluna 21-05 - Qual é o seu tipo

Qual é o seu tipo?

Tema: Qual é o seu tipo?

Veículo: Diário da Manhã

Número: 11.174

Página: 19

Caderno: Opinião Pública

Data: 21/05/2018

Qual é o seu tipo?

Entre serifas, hastes, traves, terminais e ligaturas, a morfologia tipográfica ganha traços específicos, criam famílias inteiras que percorrem todo o mundo ganhando manchetes, olhares, auxiliando na inteligibilidade e definindo o conforto visual de uma página, de uma tela, das embalagens, displays e tudo o mais que sustenta uma palavra. Se vemos tipos gráficos ao olharmos para o relógio ao despertar, continuamos regidos pela tipografia ao longo do dia, em todos os lugares que imaginamos: telas, mostradores dos carros, placas, livros, displays identificadores de ônibus e mesmo nesse texto que o prezado leitor está acessando. A tipografia é responsável não apenas pela apresentação do texto escrito, mas pela relação que o leitor estabelece com o próprio texto, superando a decodificação pura e simples.

Pela ergonomia visual, podemos definir o que pode ser lido e a que distância. Pela leiturabilidade, podemos definir o quão atraente uma massa de texto se mostra ao leitor, convidando-o à leitura ou repelindo-o dela. Tipos gráficos cumprem um papel fundamental na contemporaneidade ao tornar o conteúdo expresso pela escrita em algo mais próximo e sedutor ao leitor. A esse respeito, o conhecimento da morfologia e dos processos de seleção, combinação e aplicação tipográficas formam um dos grandes ensinamentos não apenas do design, mas também da comunicação, seja a publicidade, o jornalismo ou mesmo a televisão. Os tipos gráficos são objetos de estudo, desejos e realizações.

Em Goiânia, pela primeira vez, a exposição Tipos Latinos, em cartaz no Centro Cultural UFG até dia 14 de junho (segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h) é um raro exemplo das propostas tipográficas de toda a América Latina. A exposição apresenta 73 projetos tipográficos, com variações para todos os gostos, desde os consagrados tipos serifados, passando pelos modernos não serifados, os inventivos decorativos e os misteriosos símbolos, em um panorama do design tipográfico, com sotaque latinoamericano. São trabalhos selecionados de doze países.

A mostra em Goiânia é organizada pela Faculdade de Artes Visuais da UFG, pelo coletivo Tipografeed, SENAI, SENAC e PUC-GO e compõe a Oitava Bienal de Tipografia Latinoamericana, que segue depois para São Paulo e Brasília, desembarcando em outros países logo em seguida. É uma rara oportunidade para os goianos conhecerem o cenário do desenho de tipos, justamente esses tipos que vemos em nosso dia a dia, nos diversos meios que sustentam nossa comunicação. A exposição tem entrada gratuita e seu conteúdo enriquece o vocabulário, o olhar e a capacidade do observador em ver que, com tipos distintos, também falamos o que o texto muitas vezes nem imagina.

Visitas guiadas, palestras e workshops também estão na programação da Bienal Tipográfica, ajudando os visitantes a definirem seu tipo preferido, ou tipos, já que a combinação tipográfica é um recurso da linguagem gráfica bastante usual, com suas variações de família, peso e estilos, ao gosto do bom design e da melhor leitura.

 

Clique aqui para ler o artigo publicado.

Print Coluna 21-05 - Qual é o seu tipo

Categorias: Artigo Artigos Científicos #Artigo artigos