Link Coluna 04-06 - Dia de inovação

Tema: Dia de inovação

Data: 04/06/2018

Dia de inovação

Além de o tema inovação ser um dos mais proeminentes na atualidade, há um movimento crescente no cenário nacional desde a publicação do Decreto 9283/2018, que regulamenta ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). O Decreto organiza algumas ações, principalmente vinculadas à articulação entre centros de pesquisa e mercado, desvelando itens como o direito autoral e propriedade comercial, o uso de recursos públicos na iniciativa privada, a transferência tecnológica e os limites de ações em universidades e demais órgãos públicos em ações de mercado, sempre com a vinculação à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação.

Alguns críticos questionam a abrangência do Decreto, visto que ainda restam arestas a serem aparadas, embora todos concordem que sua publicação representa um avanço, ainda que no sentido de problematizar e fazer emergir questões prementes para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil. Entre apoiadores e críticos do texto legal, dúvidas e discussões ainda persistem, principalmente considerando as aplicações e as práticas de potenciais interessados goianos, dentre eles as universidades, as demais instituições públicas e as empresas privadas.

A Rede Goiana de Inovação (RGI), como articuladora do processo inovativo em Goiás, tem realizado, nos últimos anos, o dia da inovação - Inova Day -, com o intuito de discutir sobre os temas relevantes da área e estabelecer conexão entre os interessados. Amanhã, dia 5 de junho, haverá mais uma edição do evento, a terceira, com o tema Perspectivas e Possibilidades de Inovação, tendo como apoiadores a Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec), Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg) e Sebrae-GO. O evento ocupará o espaço do Sebrae-GO, sendo realizado entre 8h e 18h.

Os reitores Edward Madureira da UFG e Haroldo Reimer da UEG, acompanhados por Lázaro Xavier (presidente da Funtec),   Francys Pimenta (gestor da Incubadora de Empresas da UFRJ), Antônio Marcon (Anprotec - Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), Alexandre Ramos (diretor de Inovação da SINOVA da Universidade Federal de Santa Catarina) e Luiz Gelape (consultor do Sebrae-Minas) discutirão o cenário goiano de inovação, considerando o Decreto 9.283, as possibilidades de articulação entre universidades e empresas, os benefícios da Lei de Informática, as Startups como molas propulsoras da economia e as experiências em inovação em Goiás e Vale do Silício, nos EUA.

As discussões pretendem alinhar perspectivas de empresários, pesquisadores e instituições de pesquisa, aproximando esses atores na prospecção de ações de desenvolvimento econômico local, a partir do apoio à inovação e de sua transferência para o mercado, como ocorre em centros inovativos no mundo todo.

Certamente que um só dia não será suficiente para mudar o cenário goiano, ainda bastante atrasado no quesito inovação. Mas os passos são dados um a um, seja qual for a distância a se percorrer. E de um a um, talvez cheguemos a um tempo em que teremos dias de inovação, no plural, singularizando a atuação goiana em cenário nacional.

Print Coluna 04-06 - Dia de inovação

Categories: Artigo Artigos Científicos #Artigo artigos