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Tecnologias em serviços públicos

Tema: Tecnologias em serviços públicos

Veículo: Diário da Manhã 

Número: 11.265

Página: 19

Caderno: Opinião Pública

Data: 20/08/2018

Tecnologias em serviços públicos

Há muito, venho reiterando ser a tecnologia um conhecimento e não um equipamento. Essa consciência altera, e muito, como se aborda o tema da tecnologia e, principalmente, como podemos utilizá-la para o lastro social. Tecnicamente a tecnologia é um conhecimento validado pela ciência moderna, lastreada em uma comunidade, normalmente científica. Não é, como pensam muitos, um artefato ou dispositivo tecnológico. Essa percepção faz entender como pode haver a transferência de tecnologia, na qualificação de uma equipe para entender e desenvolver determinados produtos, reconhecendo seu processo. Fosse tecnologia um equipamento, e não um conhecimento, a transferência seria o simples ato de aquisição de um bem.

O conhecimento da cultura contemporânea define, sem sombra de dúvida, um lastro tecnológico, justamente por configurar a pedra fundamental para as práticas sociais. A sociedade contemporânea é um modelo criado pela ciência, hoje sustentado pela tecnologia - conhecimento científico. A população mundial vive e consome a partir do que postula a ciência, nos vários campos, desde a economia, política, logística, medicina, engenharia, educação, sociologia, enfim, de todos os segmentos sobre os quais se debruçam os estudos científicos. Da vacina aos tratamentos médicos, do cartão de crédito à tecnologia de impressão de cédulas, da comunicação pela Internet à logística de produção e distribuição de alimentos, os padrões de melhoria de performances é a tônica que conduzirá o mundo a uma nova revolução que preocupa muitos, mas que serve de motivação a uma maioria.

Se há, e realmente há, a preocupação com a perda de postos de trabalho em vários segmentos, é sabido que outros tantos postos, em outras áreas, surgirão. Extinguem-se vagas de trabalhos braçais, surgem vagas nas áreas criativas da tecnologia da informação, do entretenimento e do turismo. Se o campo melhora sua performance produtiva com a automação, esse mesmo campo aquece a economia em outras áreas, gerando novos empregos e renda.

Se a tecnologia da informação dinamiza as relações sociais, há de apontar para a otimização, em vários níveis, do setor público com essa implementação. De início, possibilitar abrir processos pela Internet reduz o tempo gasto pelo cidadão, que passa a ir direto à solicitação, não demandando deslocamentos e filas para o atendimento. A impressão de formulários e gastos com envio e recebimento de processos igualmente são eliminados, com economia significativa nesse meio. A tramitação é mais veloz, já que é automática, com possibilidade de acompanhamento, pelo cidadão e pelos gestores, de todo o processo, identificando gargalos que precisam ser eliminados. A transparência é outro fator legitimador do uso de tecnologias voltadas para o social. Uma vez registrados, os dados podem ser conferidos e acompanhados, reduzindo significativamente a possibilidade de fraude, favorecimento ou negligência.

De um modo e de outro, a inserção de tecnologias nos serviços públicos é um avanço não apenas necessário, mas também de todo benéfico para o contexto brasileiro e que resulta, necessariamente, na melhoria dos serviços, na agilização dos processos, na devolutiva social e redução de possibilidade de fraudes e corrupção, justamente pela perspectiva de transparência e visibilidade das ações. A tecnologia é uma emergência contemporânea, também nos campos da política e dos serviços sociais.

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