Coluna - Mutações Tecnologia e sociedade

Mutações: tecnologia e sociedade

Tema: Mutações: tecnologia e sociedade

Data: 17/12/2018

A perspectiva de a IoT - Internet das Coisas - chegar de vez ao mercado consumidor é uma das apostas para o próximo ano. Atualmente com mercado restrito, lâmpadas, aparelhos de TV, de ar-condicionado, geladeiras e carros dão os primeiros passos nesse sentido, estando presentes nas lojas. Contudo, ainda apresentam-se com ares de futuro e preços mais longínquos ainda. O aumento de produção e consequente baixa de preço deve movimentar esse mercado, reforçando a conectividade, característica da sociedade contemporânea.

Desde há algum tempo, há mais não humanos que humanos na Internet, com presença de robôs e os objetos de IoT dominando a cena. Esse crescente de coisas conectadas deverá incrementar a presença de não humanos na Internet, definindo um fluxo de informações que alicerçam a cultura digital. Tais informações demandam, por sua vez, as ferramentas de Big Data, não apenas organizando esses fluxos, mas ordenando dados que subsidiem a tomada de decisão, desde os melhores locais para se comprar determinados itens de consumo, até a organização de sistema semafórico de uma cidade - sistema dotado de ferramentas de IoT.

No planejamento administrativo de aquisição e manutenção de bens duráveis, tais ferramentas podem auxiliar na automação da demanda de serviços, como já se verifica em alguns carros, avaliando prazos e desgastes de peças, até na aferição de itens como economia de energia e outros recursos, indicando sua substituição. Em outra abordagem, essas ferramentas poderão acionar os responsáveis para aferição de tais bens, definindo prazos razoáveis para a atualização desse serviço, permitindo o melhor aproveitamento da vida útil de cada bem. Adicionalmente, a atribuição de responsabilidades é elemento relevante, na medida em que elimina indecisão e estabelece a tarefa a alguém, notificando-o.

De um modo e de outro, a promessa da IoT é o aprimoramento da comunicação entre humanos e não humanos e entre não humanos e não humanos, em um florescimento a olhos vistos.  O impacto dessas nova realidade pode ser metaforizada como uma mutação sociocultural, que ocorre em genes digitais, para continuar metaforizando.

A simbiose entre o silício e o orgânico, cujos desdobramentos podem ser verificados e acompanhados em dados de alterações neurológicas, psicológicas, sociais e culturais, é mote de várias pesquisas, de várias áreas de conhecimento, demandando congressos, teorias e uma diversidade de produção científica e cultural. Um exemplo será o VI Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas, evento organizado pelo Media Lab / UFG e Maestria en Diseño Interactivo / Universidad de Buenos Aires, a ser realizado em Buenos Aires, em maio de 2019. O evento tem como tema Mutações (Mutaciones / Mutations), levando para o centro das discussões não apenas a inserção maciça de IoT para os objetos do mundo, mas, principalmente, o que podemos vislumbrar nesse admirável mundo novo, nem sempre tão novo, não todo admirável, mas sempre nosso, mundo.

Leia o artigo publicado

Print Coluna - Mutações Tecnologia e sociedade