1 Lugar The Big Hackathon

Tainacan vence “The Big Hackathon” na 12º Campus Party Brasil

O desenvolvedor Mateus Luna, que faz parte da equipe do Tainacan, esteve presente na Campus Party e participou da competição “The Big Hackathon”.

A 12º edição da Campus Party ocorreu em São Paulo entre os dias 12 a 17 de fevereiro. O tradicional evento de tecnologia, inovação, entretenimento e cultura digital reúne empresas, celebridades, profissionais e entusiastas do Brasil e do Mundo há mais de 10 anos.

Dentre as atividades na programação do evento, os “hackathons” têm destaque por serem atividades que reúnem pessoas de diferentes lugares e profissões para criarem juntos soluções tecnológicas que resolvem problemas ou criam uma nova forma de fazer a mesma coisa.

O desenvolvedor Mateus Luna, que faz parte da equipe do Tainacan, esteve presente na Campus Party e participou da competição “The Big Hackathon” junto com seus colegas mestrandos Deuslirio Junior e Eduardo Souza, do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás. O grupo “Os Seis Três” optou pelo tema Saúde na disputa, que é promovida pela Prefeitura de São Paulo.

O desafio consistiu em elaborar, no prazo 72 horas, uma proposta de melhoria na forma como a Ouvidoria do SUS de São Paulo poderia organizar e visualizar os protocolos de reclamação da população, que atualmente ficam registradas em uma planilha Excel com mais de 300 mil linhas.

Depois do trabalho de análise e tratamento da planilha, o grupo migrou os dados para uma instalação do WordPress com Tainacan e estruturou as mais de 300 mil reclamações como itens únicos em uma coleção no repositório. A solução permitiu visualizações interativas, possibilidade de gestão e qualificação das informações de cada reclamação e todas funcionalidades que o Tainacan oferece na gestão de acervos.

O trabalho do grupo “Os Seis Três” superou a expectativa dos gestores e rendeu ao grupo o primeiro lugar no The Big Hackathon. A vitória chamou atenção dos gestores da Ouvidoria do SUS que estavam acompanhando a competição, que dias depois entraram em contato com o Laboratório de Políticas Públicas Participativas para estudar a possibilidade de implementação do Tainacan na instituição.

Tainacan vence The Big Hackathon

Fonte: http://tainacan.org/2019/02/22/tainacan-vence-the-big-hackathon-na-12o-campus-party-brasil/

Categorias: notícias Últimas Notícias Notícias em destaque