3D Exibição Item 2

Tainacan para a gestão de repositórios e objetos 3D

A equipe de pesquisa e desenvolvimento do software livre Tainacan está trabalhando para que objetos 3D manipuláveis possam fazer parte de repositórios digitais do plugin.

O primeiro protótipo apresenta uma interface própria para a manipulação de elementos e apresentação de objetos 3D. O envio destes objetos acontece da mesma maneira que outros itens já compatíveis com o Tainacan, na página de envio de novos itens.

3D Exibição Item 2

Já para a visualização em instalações utilizado o tema do Tainacan para WordPress, os itens em são apresentados de acordo com as preferências de visualização selecionadas durante seu envio. A exibição de itens 3D ainda permite sua rotação, zoom, iluminação, colorização e régua medidora.

A compatibilidade com objetos em 3D segue acompanhada de todas as funcionalidades do Tainacan como a configuração de metadados, taxonomias, filtros e muito mais.

Repositórios 3D: perspectivas e desafios na FGV/RJ

O protótipo do Tainacan para objetos tridimensionais foi apresentado durante o seminário Repositórios 3D: perspectivas e desafios, promovido pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.

O evento abordou a temática com enfoque em novas soluções para a gestão de acervos digitais em 3D que, com características próprias, reúnem uma série de especificidades e exigem soluções que garantam a compatibilidade com arquivos específicos e o processo de renderização dos mesmos para a sua navegabilidade em diferentes formatos de exibição.

FGV-RJ-3D

Para o protótipo foram utilizados arquivos ‘.nxz’, mas outros formatos e novas funções podem fazer parte de futuras versões a partir dos debates na lista de discussão do Tainacan. (inscreva-se aqui)

Categorías: notícias Últimas Notícias