ALT+

Encontro com o coordenador e curador da exposição do Programa ALT+

As obras expostas no ALT+ abordam com simplicidade o universo complexo das interações coletivas  

 

Nesta sexta feira acontece o encontro com o coordenador e a curadora da exposição do Programa de Residência Artística e Científica ALT+ do Media Lab / BR 2016. As obras colaborativas convidam o público à experiência primeira do toque e a transver suas percepções táteis.

A residência é uma proposição do Media Lab/BR com apoio da Rede Nacional FUNARTE Artes Visuais 12ª edição do Ministério da Cultura, e em suas edições nacional e internacional, resultou, respectivamente, nas instalações ToucheSchin.me e I´m felling Blue and Red.

A instalação ToucheSchin.me, da artista Lina Lopes e da cientista Rita Wu, traz um corpo feminino tatuado eletronicamente para traduzir a poética e possibilidades de imprimir no corpo uma tatuagem que é acionada pelo toque, e que aciona outros campos sensíveis da subjetividade humana.

A obra convida o público a se confrontarem com questões sociais que afetam o toque em um corpo feminino, dialogando com os preconceitos relativos à experimentação natural das pulsões da sexualidade e afetividade.

A instalação I´m felling Blue and Red do artista Ricardo O’Nascimento e dos cientistas Ronaldo Martins da Costa e Gustavo Laureano, propõe uma experiência tátil de percepção da cor por meio de um dispositivo de wearable no formato de luva. A luva se transforma em um suporte de tradução da cor. Cor pixel que vibra na pele misturando os circuitos neuras táteis e os circuitos bordados com fios condutores, um circuito pele.

As obras colaborativas falam da potência e poética da superposição de campos de conhecimento e da colaboração enquanto processo. A coordenação é do  professor Dr. Cleomar Rocha com curadoria da Professora Dra. Izabel Goudart.

 

 ALT+ - Cartaz

Data: 17 de março de 2017

Horário:  às 16h

Local: Sala de Exposição do Media Lab/UFG, situado na Universidade Federal de Goiás (Campus Samambaia).

 

Categories: notícias