Weby shortcut
Marca do MediaLab
Logo da UFG - Universidade Federal de Goiás
instagram link
Youtube-play
Flickr

Brinca_Comigo

Atualizado em 19/11/14 09:38.

Os painéis, televisores, celulares, tablets e até aparatos simples como os relógios, em congruência com os fios invisíveis das redes telemáticas, constituem uma gama de artefatos visuais e visualidades que alteram a relação entre os homens nas complexas redes sociais, no cenário contemporâneo. São processos que, aos poucos, tomam parte do imaginário de adultos e crianças habitando os interstícios do mundo cotidiano.

A instalação artística Brinca_Comigo é um convite para a reflexão sobre os papeis das imagens digitais na interação social entre os sujeitos e na interação dessas pessoas com os aparatos tecnológicos. A premissa do jogo é permitir a construção e digitalização do imaginário do jogador por meio da projeção de imagens por ele realizadas em uma ferramenta on-line.

O diálogo entre as pessoas, entre as imagens e entre as imagens e as pessoas ficam a cargo da interação. Uma câmera transmite instantaneamente as imagens de quem assiste as projeções para os sujeitos que as projetam. Quem desenha pode observar o público que contempla/confronta as imagens, porém quem contempla/confronta as imagens não observa quem desenha.

Neste jogo voyeur, imerso no oceano imagético e dos processos de interações sociais, você Brinca_Comigo?

O projeto de mestrado Brinca_Comigo do pesquisador Renato Cirino, com orientação da Profª. Drª. Alice Fátima Martins, foi iniciado em 2011 no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da FAV/UFG. O projeto é realizado na linha de pesquisa culturas da imagem e processos de mediação e está vinculado ao MediaLab/UFG.

Listar Todas Voltar