Marca do MediaLab
Youtube-play
Equipe ML Unifesspa

Media Lab/UNIFESSPA é inaugurado

O Media Lab já é rede nacional: o primeiro Media Lab fora da UFG surge no meio da Amazônia para incentivar a pesquisa, o ensino e a extensão dentro do pensamento de inovação tecnológica.

Rede Media Lab

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará inaugurou no dia 8 de junho (08/06/2016) o Laboratório de Experimentação em Práticas Eletrônicas e Digitais do curso de Artes Visuais: o Media Lab/UNIFESSPA. O laboratório de caráter multiuso e interdisciplinar irá conduzir pesquisas em inovação tecnológica, contribuindo para projetos e ações em rede, destacando a Unifesspa neste cenário.

O projeto Media Lab surgiu da parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). O Laboratório de Inovação Tecnológica da Unifesspa passa a fazer parte de uma rede integrada de pesquisa com base no modelo do Media Lab aplicado pela UFG. A Unifesspa é a primeira da Região Norte, a segunda no país a integrar essa rede, que deve se estender por toda a América Latina.

Media Lab/UNIFESSPA

O Media Lab/UNIFESSPA mantém o ideal de pesquisa, ensino e extensão, os projetos originais e a vontade de mudar por meio da criatividade e inovação.

As pesquisas a serem desenvolvidas no Laboratório seguirão, inicialmente, sete eixos temáticos. São eles: Interação Homem-computador; Comunicação mediada por computador, Música e tecnologia; Arte Tecnológica; Sistema de computação cognitiva; Tecnopsicologia e psicotecnologias e Design de Interfaces.

Entre os projetos a serem desenvolvidos em rede estão o Cine Lab, Game Lab, InMídia (Especialização em inovação em mídias interativas), Feira de Inovação Tecnológica e Televisão Digital, entre outros.

A inauguração do Laboratório reuniu professores e alunos da Unifesspa e contou com a participação, por meio de vídeo conferência, do professor e coordenador do Media Lab/UFG, Cleomar Rocha.

ML Unifesspa    Equipe ML Unifesspa    Equipe 2 ML Unifesspa

Projeto “Castanheira Virtual”

O projeto, coordenado pelo professor Teófilo Augusto, é uma obra de arte instalada na Unidade III do Campus de Marabá. A experimentação do Media Lab/Unifesspa consiste em uma experiência de arte no ambiente digital, visando a interatividade pelo celular. Ao fazer o escaneamento de uma imagem, aparece uma castanheira virtual e os visitantes podem tirar fotos interagindo com a imagem em 3D. A obra batizada de “Gigante” é parte de uma experimentação de Arte Tecnológica e Digital em ambiente de Realidade Aumentada, executada pelo Laboratório. Seguindo os passos indicados no site http://castanheiravirtual.blogspot.com.br/, o visitante pode interagir com a obra artística pelo celular.

Veja mais em: https://goo.gl/hKaE7l

Facebook: /medialabunifesspa