Weby shortcut
instagram link
Youtube-play
Flickr

Mesa Interativa

Atualizado em 25/03/15 09:13.

A mesa interativa multitoques é um artefato desenvolvido pelo professor Márcio Rocha, da Faculdade de Artes Visuais, com apoio da equipe do Media Lab, similar à Surface (agora renomeada como Pixel Sense) desenvolvida pela Microsoft.

O recurso propõe uma experiência além da interação por meio de dispositivos eletrônicos tradicionais, que fazem uso do mouse ou teclado. Sua interface permite interação com o conteúdo digital de forma intuitiva, fluida e natural, por meio de toques múltiplos e gestos, estreitando a relação entre as pessoas e a tecnologia.

Para possibilitar o recurso multitoques, foi anexado um frame com tecnologia de luz infravermelha (IR) sobre um monitor e, em seguida, conectado a um computador via porta USB. O frame consiste em uma placa de vidro cercada por uma moldura na qual emissores e receptores infravermelhos são posicionados acima da superfície de vidro ao longo dos eixos horizontais e verticais. Os emissores produzem raios invisíveis que são detectados pelos receptores. Quando há interrupção de algum desses raios devido a um evento de toque, o receptor, não recebendo o raio infravermelho, informa as coordenadas x e y e localiza o toque. Essas informações, por fim, são transmitidas por USB ao computador e lá são processadas pelo sistema operacional e pelos aplicativos.

   Mesa Interativa

A mesa interativa permite explorar, experimentar e testar projetos desenvolvidos no Media Lab, como jogos educacionais, programas de aprendizado, instalações artísticas, games e aplicativos, utilizando recursos que proporcionem um ambiente colaborativo e multiusuário, na elaboração de pesquisas destinadas à compreensão dos fenômenos entre a interação humana e os dispositivos tecnológicos.

 

 

 

 

 

 

Listar Todas Voltar