Espante os Corvos de Van Gogh

A obra interativa "Espante os corvos Van Gogh" permite, através de softwares e hardwares específicos, o processo de interação com a tela "Campos de trigo com corvos" do artista holandês Vincent Van Gogh.

O trabalho em Arte Computacional, desenvolvido na disciplina de Poéticas Artísticas na Cultura Contemporânea, realizado por Pablo de Regino, Wilson Leite, Renato Cirino, Wilder Fioramonte, Vander Verget  e Cleomar Rocha (professor da disciplina), proporciona um novo propósito na obra de origem pós-impressionista. 
Baseado em interface de reconhecimento de gestos, o sistema interativo convida a transcender a contemplação da pintura original, para conseguir uma interação com os elementos retratados, na forma de espantar os corvos. O movimento do interator na frente da projeção resulta em ações dos pássaros da pintura, que fogem, dando novos propósitos ao trabalho, de origem pós-impressionista. Sendo agência o conceito fundamental de obras interativas como a que se apresenta aqui.