Capa Exposição EntreSaberes: do Céu ao Solo

Media Lab sedia primeira exposição do Museu de Ciências da UFG

A primeira exposição do Museu de Ciências da UFG EntreSaberes: do Céu ao Solo é um trabalho conjunto de Núcleos museológicos de diferentes campi da universidade e do Media Lab.

A inauguração da exposição contou com representantes dos 16 núcleos museológicos envolvidos, o atual reitor da Universidade, Orlando Amaral, o reitor da próxima gestão 2018-2022, Edward Madureira, e o coordenador curatorial da exposição e coordenador do Media Lab, Cleomar Rocha.

Capa Exposição EntreSaberes: do Céu ao Solo

Na cerimônia de abertura também foi homenageado o  professor Juan Bernardino, professor da UFG que faleceu no mês de agosto. Juan trabalhou incansavelmente na difusão da ciência, fazendo do Planetário da UFG referência no país. Sua esposa, Helena Martins, foi homenageada em seu nome no evento, bem como a exposição conta com uma projeção no centro da instalação em memória ao professor.

O Reitor da UFG, Orlando Amaral lembrou que o Museu de Ciências é uma ideia que vem sendo acalentada há muitos anos e afirmou que inaugurar a primeira exposição é vencer mais uma barreira na construção do projeto. "Precisamos mostrar mais para a sociedade o que a Universidade faz e, para isso, necessitamos de espaços e projetos como esse", opinou. Orlando Amaral também fez sua homenagem a Juan Bernardino. "Ele mostrou a magia do céu e motivou muita gente a querer entender mais sobre as estrelas. Esse é o legado dele. E nós vamos seguir em frente como forma de homenageá-lo", afirmou.

Segundo o ex-reitor da UFG, Edward Madureira, a primeira exposição do Museu de Ciências marca um esforço coletivo e remonta à história da UFG. Para ele, transformar essa ideia numa política e inaugurar essa nova etapa é simbólico. "A Universidade tem que se voltar cada vez mais para a sociedade, que é nossa razão de existir", ressaltou, lembrando que em sua gestão, de 2018 a 2022, vai trabalhar para viabilizar a construção do prédio do Museu de Ciências.

O coordenador curatorial da exposição, professor Cleomar Rocha destacou que "o conceito de universitas está presente nesta exposição e na perspectiva de um museu dentro de uma universidade, a importância é de criarmos estas articulações, de equipes multidisciplinares e, principalmente, abrir o conhecimento ao público, para toda a sociedade".

O Media Lab

O Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab) foi o propositor do projeto expográfico, por meio da proposta aos núcleos museológicos da UFG, o Professor Cleomar Rocha, Coordenador do laboratório, assumiu a coordenadoria curatorial da exposição com a escolha das peças e o desenvolvimento do projeto da exposição. De acordo com o coordenador Cleomar Rocha "o Media Lab foi fundamental para a concretização da exposição e da articulação dos vários atores que trouxeram peças para serem expostas aqui", declarou.

A equipe do Media Lab também ficou responsável pela gestão e execução do projeto, que conta com a participação de peças do Centro Cultural da ufg, do Laboratório de Educação Matemática Zaira da Cunha Melo, do Museu Comunitário de Ciências Morfológicas Arlindo Coelho, Museu da Informática, o Museu de Solos, Museu Viver Engenharia, Parque da Ciência Binomio da Costa Lima, da regional Jataí e o Planetário da UFG.

A Exposição

Painel Exposição EntreSaberes: do Céu ao Solo

EntreSaberes - do Céu ao Solo tem como objetivo estimular a reflexão sobre questões relativas à história da evolução humana e sua relação com a produção de conhecimento científico.

A partir do dia 02/08 até 08/12 a exposição  ficará no MediaLab aberta para visitação de segunda à sexta, das 09:00 até as 13:00 e das 14:00 até as 17:00 horas. A entrada é franca, com indicação etária Livre, sendo que menores de 12 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável. Dentre as peças expostas há dois cadáveres, sendo proibida a fotografia dos mesmos.

Categorias: NOTÍCIAS Últimas Notícias