Link Acervo MHN

Museu Histórico Nacional publica acervo digital inédito com Tainacan

O MHN figura entre os mais importantes museus de história do Brasil desde 1922.

O acervo digital do Museu Histórico Nacional (MHN) é um repositório online aberto ao público que disponibiliza peças das exposições e reserva técnica da instituição. A instalação conta inicialmente com 500 obras da coleção de pinturas, e nos próximos meses serão adicionados novos itens de outras áreas do acervo museológico.

A curadoria do acervo foi realizada pela equipe do MHN, nessa primeira etapa foram publicadas três coleções inéditas: “Marinhas – De Martino”, “Retratos do império” e “Paisagens cariocas“.

Os itens do acervo possuem em média 20 informações individuais como técnica, material das obras, breve descrição, data da produção, etc. Além disso, as imagens estão em alta resolução, facilitando a observação de detalhes como nas imagens abaixo:

Naus e fragatas inglesas no ancoradouro

Legenda: Obra Naus e fragatas inglesas no ancoradouro de Edoardo De Martino, na coleção Exposição: Marinhas - De Martino. (Direitos reservados)

Detalhe Naus e fragatas inglesas no ancoradouro

Legenda: Visualização em detalhe de Marinheiros desembarcando de nau inglesa na obra Naus e fragatas inglesas no ancoradouro de Edoardo De Martino. (Direitos reservados)

O acervo do MHN é o primeiro disponibilizado ao público dentre os museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que administra 30 museus federais e prevê a implementação de repositórios similares nessas instituições já em 2019.

O projeto de pesquisa e desenvolvimento do software-livre Tainacan é uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC), IBRAM e  Universidade Federal de Goiás – por meio do Laboratório de Políticas Públicas Participativas (L3P) e do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab/UFG).

O acervo está disponível neste link: http://mhn.acervos.museus.gov.br/

Categorias: Notícias Notícias em destaque últimas notícias