Link Coluna - As promessas de 2019

As promessas de 2019

Tema: As promessas de 2019

Veículo: Diário da Manhã

Número: 11.396

Página: 23

Caderno: Opinião Pública

Data: 31/12/2018

A área de Ciência, Tecnologia e Inovação deve desconsiderar a crise financeira, moral e política que o país atravessa e manter seu ritmo inabalável de crescimento e desenvolvimento. A tecnologia 5G promete fazer avanços na área da conectividade móvel, enquanto novas concessões de TV aberta devem, finalmente, fazer surgir canais de cidadania em vários municípios brasileiros. Tudo isso como resultado do desligamento do sinal analógico de TV e liberação das frequências utilizadas por esses canais, para a melhoria do sistema como um todo, que inclui a telefonia móvel.

As recentes pesquisas sobre a eliminação do vírus HIV das células infectadas devem resultar em um processo de cura completa, abrindo caminho para uma vacina igualmente eficaz. Os tratamentos utilizando nanorobots devem, finalmente, ganhar espaço na medicina, que segue vigorosa no uso de recursos tecnológicos, seja em exames com imagens, seja em cirurgias assistidas e remotas, e mesmo nos tratamentos de Alzheimer e câncer.

No campo, devemos bater novos recordes de produtividade, com a inserção de maquinário nas áreas produtivas, além de avançarmos na melhoria genética de grãos, frutos e frutas. Para o escoamento da produção, a área de logística ganha reforço em inteligência e segurança. A Polícia Rodoviária Federal ampliará o SPIA, Sistema Policial Indicativo de Abordagem, baseado em uma tecnologia de videomonitoramento inteligente, tendo o Ceará como Estado piloto.

A geração de energia também promete aquecer o mercado, com células fotovoltaicas ganhando espaço nas residências e as pesquisas sobre energia eólica ganhando corpo, finalmente. Física, Química e Astronomia não perderão espaço, com as sondas varrendo o espaço, trazendo belas imagens e ampliando o conhecimento que temos sobre o Cosmos.

Estaremos mais conectados que nunca e, em consequência da conectividade, mais vulneráveis, enquanto sociedade. Mais e mais, precisaremos definir níveis de relevância das informações, eliminando os efeitos nocivos que a manipulação informacional ocasiona. Precisaremos, e isso é premente, converter informação em inteligência, sendo menos passionais e dogmáticos. Talvez isso tensione o conceito de pós-verdade ainda mais.

A relação entre Estado, Política e Religião é outro ponto que precisaremos enfrentar, visto que os conceitos foram embaralhados em 2018, com claros prejuízos, em nível de discernimento social.  E, nesse aspecto, a Filosofia, que já atravessa um bom momento na sociedade brasileira, tenderá a ganhar novos holofotes para o próximo ano.

Mas, mais que qualquer iminência tecnológica ou científica prevista para 2019, a certeza é que seremos o que queremos ser, individual e socialmente. É no aspecto humano que a ciência e a tecnologia conseguem se inovar, realizando o que foi sonhado, o que foi inventado. A inovação é traço de uma sociedade, porque precisa encontrar interlocutores, mercado, entusiastas. E, em 2019, continuaremos construindo, juntos, a sociedade que queremos. Oxalá queiramos, de fato, mais justiça, honestidade, cidadania e compromisso de todos. A grande oportunidade que se desenha é que, em 2019, sejamos mais inteligentes.

Leia o artigo publicado.

Print Coluna 31-12 - As Promessas de 2019

Categorias: artigos #artigos Últimos Artigos