Weby shortcut
Marca do MediaLab
Logo da UFG - Universidade Federal de Goiás
instagram link
Youtube-play
Flickr

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA CLASSES HOSPITALARES (FPCH)

Atualizado em 04/05/15 11:30.

17.06.2015 - BIOSSEGURANÇA EM CLASSES HOSPITALARES

Prezados cursistas:

Em nome de todos vocês estamos agradecendo a participação da Dra. Dulcelene de Sousa Melo, Enfermeira do HC-UFG e Docente FEN-UFG, e da Jeenna Louhanna Umbelina Spagnoli, Enfermeira da SES-DF e Mestranda FEN-UFG. A palestra sobre biossegurança em classes hospitalares foi muito esclarecedora.

Quem não teve oportunidade de estar presente pode acessar o material aqui pela página do curso FPCH.

Biossegurança em classes hospitalares

 

 


 

  

16.06.2015 - LEIA MAIS SOBRE BIOSSEGURANÇA

Prezados cursistas:

Complementando o tema da palestra sobre Biossegurança, estamos disponibilizando o Manual Acadêmico sobre Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.

Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde


 


 

 

15.06.2015 - O CASO DA PROFESSORA MILEIDE

 

A relação professor-aluno é uma dimensão da prática pedagógica que, sobretudo, no contexto das classes hospitalares, chama nossa atenção e merece uma reflexão mais aprofundada. O caso da professora Meleide e sua aluna Anelise nos convida a refletir, mas também, nos desafia a buscar novos conhecimentos.

 

Com esta atividade, já estamos completando mais uma etapa de nosso percurso formativo, que terá outros desdobramentos pela frente, pois entendemos que a formação continuada é imprescindível para nossa vida pessoal e profissional.

 

O caso da professora Mileide

 


 


 

 

01.06.2015 - O CASO DA PROFESSORA MARILDA

Já estamos iniciando a segunda metade de nosso percurso formativo. Nos próximos dias, estaremos envolvidos com o caso da professora Marilda. A discussão deste caso e o material de apoio vão nos ajudar na compreensão da realidade com a qual convivemos em nosso dia a dia. Aproveitem bastante para socializar suas experiências e compartilhar seus conhecimentos, interagindo com os participantes de seu grupo.

Trazemos, desta vez, para nos ajudar na caminhada, dois textos da professora Rita Francis, voltados para a discussão da relação professor-aluno em contextos de tratamento de saúde. O texto Atenção em Saúde Mental é parte de um documento de referência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Bons estudos para todos nós!!!

O caso da professora Marilda
Atenção em Saúde Mental

 

  

 


 

 

18.05.2015 - O CASO DA PROFESSORA JOANA

Pessoal:

Estamos iniciando o estudo do caso da professora Joana. Nossa expectativa é de que os grupos de estudo já tenham definido seus meios de comunicação (grupos de discussão, facebook, blog e outros) e que a interação entre os participantes ocorra de forma mais intensa. 

Temos certeza de que o caso da professora Joana se prestará para muitas e ricas aprendizagens acerca da nossa prática educativa junto a crianças e adolescentes que, por motivo de saúde ou convalescença, estejam afastadas temporariamete da sala de aula regular.

Para discutir o caso da professora Joana, leia o material que está nos arquivos no final desta página:

O caso da professora Joana
NAEH: o que é e como funciona
Projeto HOJE

 

 

 

 

 


 


 

 

13.05.2015 – PLANILHA GERAL COM DADOS DOS PARTICIPANTES

 

Prezado cursista:

Nesta segunda semana de Curso, nossa expectativa é de que aconteça a discussão do Caso Odete, em pequenos grupos. Cada um já sabe qual é o seu grupo de discussão, não sabe? Além disso, é preciso que cada grupo escolha um recurso da Internet (Facebook, Blog ou outro) para realizar a discussão do caso em estudo. Algum grupo já criou seu espaço de discussão? O endereço da página criada para discussão deve ser comunicado à Coordenação do curso, para que possamos acompanhar as interações entre os membros do Grupo e a participação de cada um.

Para facilitar a comunicação entre os participantes, foi criada uma planilha com alguns dados pessoais (nome, telefones e e-mails) e indicação da função que cada um desempenha na SEDUCE. Os dados da planilha estão organizados por Grupo e por Nome do cursista, em ordem alfabética. Para abrir os arquivos disponibilizados nesta página, role a tela até o final e escolha o arquivo que deseja abrir.

 

Equipe de Formadores


 


 

 

12.05.15 - TUTORIAL 03

CRIAÇÃO DE GRUPOS NO FACEBOOK

 

Bom dia!

Para facilitarmos o trabalho de quem quiser fazer um grupo de Facebook para a mediação das atividades, aqui vai uma série de instruções.

A primeira ação é procurar a guia de Grupos na página do Facebook. Você a visualiza na PÁGINA INICIAL, onde você vê as atualizações dos outros. Procure abaixo dos grupos de que você já participa, se não participa de nenhum, a opção de criar um estará lá.

Tutorial 03 - Imagem 01

A segunda ação é dar nome ao grupo. Sugerimos nomes fáceis, como Grupo de Trabalho 5 ou Formação de Professores, assim por diante.

Tutorial 03 - Imagem 02

Na mesma janela, inclua, imediatamente os primeiros amigos, escolha o tipo do grupo.

Tutorial 03 - Imagem 03

Sugerimos que o grupo seja PÚBLICO, para que os formadores possam ver suas postagens. Então é só criar.

Tutorial 03 - Imagem 04

No Facebook, há muitas possibilidades de se utilizar texto e mídias (áudio, vídeo, links externos para outros sites entre outros). Boa sorte!!!


 


 

 

12.05.2015 - TUTORIAL 02

CRIAÇÃO DE UM TUMBLR OU MICROBLOG.

 

Tumblr é um serviço de microblog, ou seja, um blog mais resumido e de layout mais visual do que os blogs de texto e imagens que conhecemos. A ênfase do Tumblr é na imagem, na fotografia, principalmente, funcionando também com todos os tipos de mídia disponíveis: texto, citação, chat, vídeo, entre outras.

Para se criar um Tumblr, é necessário ir à página de início do serviço: www.tumblr.com

Na página, você deve preencher com um e-mail válido, uma senha e um nome de usuário.

Tutorial 2 - Imagem 1

Após essa etapa, você deve confirmar a sua idade e clicar numa caixa para provar que não é um robô (programa automático que cria contas em redes sociais para espalhar propaganda indevida). Daí abre-se a página:

Tutorial 2 - Imagem 2

Escolhendo editar a aparência, clicando na opção, abre-se a tela:

Tutorial 2 - Imagem 3

Nesse menu, você pode criar o microblog com todas as opções de layout (aparência externa).

A plataforma, então mostrará a dashboard (painel de controle, onde haverá postagens suas e dos blogs que seguirá, então). Uma mensagem de confirmação de e-mail aparecerá no topo da tela:

Tutorial 2 - Imagem 4

Só se pode postar depois de confirmar o e-mail.

Os Tumblrs (nome genérico dados a esses microblogs) são sites de visual extremamente chamativo e de fácil publicação.

Vantagens: uma vez que se aprende publicar, pode-se fazer isso de modo rápido, usando aplicativo de celular ou tablet, além do computador.

Desvantagens: exige uma grande desenvoltura do usuário para poder preparar o ambiente, apesar das postagens serem fáceis de fazer. A ênfase do tipo de blog não é em texto, os comentários também não ficam tão visíveis, uma discussão pode não aparecer tanto quanto uma postagem isolada.


 


 

 

11.05.2015 – TUTORIAL 01

CRIAÇÃO DE UM BLOG NA FERRAMENTA BLOGGER

 

Primeiro passo: criar um e-mail no Gmail da Google: 

Para criar um Blog na ferramenta Blogger é necessário ter um e-mail do Google. Para quem não tem e-mail Google, digite www.google.com.br, em seguida, clique em Criar uma conta, no lado superior direito da tela. Preencha os dados solicitados e pronto! E-mail criado.

Segundo passo: criar o Blog no Blogger:

Para criação do Blog, abra o seu e-mail, passe o mouse no canto superior direito da tela onde se encontra um ícone de um quadrado subdividido em 9 quadrados menores. Clique neste quadrado. Abrirá uma janela com ícones de vários aplicativos. Procure o ícone do Blogger. Clique nele. Na janela que se abrirá, clique em Novo Blog e comece dando um título endereço para seu Blog.

Selecione um dos modelos disponíveis. E clique em Criar Blog para finalizar. O blog foi criado! Comece adicionando uma mensagem de abertura do Blog.

Após a criação do Blog, para acessá-lo, basta entrar no seu e-mail, clicar no canto superior direito, clicar no ícone Blogger e acessar o espaço por meio do nome dado ao Blog. Feito isto, clique em Nova postagematribua um nome ou título para sua mensagem e digite o texto desejado. Trabalhe na formatação e enriquecimento visual. Concluída esta etapa, clique em Publicar.

Ao publicar o material, cada integrante pode contribuir clicando em Postar um comentário.

 

 


 

 

06.05.2015 –VÍDEO DA SESSÃO DE ABERTURA DO CURSO FPCH

 

Quem não teve a oportunidade de estar presencialmente na Abertura do Curso ou não acompanhou a transmissão ao vivo pela manhã pode conhecer a proposta do curso, acessando o seguinte vídeo:

 

 

Equipe de Formadores

 

 

 


 

 

ABERTURA DO CURSO FPCH

 

“A maior riqueza de um homem é a sua incompletude. E nisso eu sou abastado"

Manoel de Barros.

“Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa".

Guimarães Rosa

Trazendo palavras de Manoel de Barros e Guimarães Rosa, a Profa. Wânia Elias, Coordenadora do NAEH, deu as boas vindas aos participantes do Curso de Formação de Professores para Classes Hospitalares, cuja abertura aconteceu nesta segunda-feira, 04.05, no período matutino e vespertino. Nesta mesma direção, o Prof. Cleomar, Coord. do MediaLab/UFG, desafiou a todos ao apresentar a proposta do curso: desconfiar de tudo que vem pronto e não ter medo de aprender por si mesmo e colaborativamente.

Foi um dia muito proveitoso e a sensação é de que temos, como disse a professora Elisângela, da Equipe Multiprofissional de Goiânia, um grande desafio pela frente: “eu sei que para nós vai ser um desafio porque estamos acostumados com a compartimentalização do conhecimento. Mas eu sei que vai ser um caminho de aprendizado e de troca muito compensador”.

Já está disponível aqui no web site do curso FPCH o CASO DA PROFESSORA ODETE, para iniciarmos o nosso (per)curso, primeiro, individualmente e, em seguida, em pequenos grupos. Assim que formarmos os pequenos grupos, comunicaremos a todos.

Tenhamos todos uma gratificante semana de estudos e reflexões sobre a nossa prática educativa junto a alunos das classes hospitalares e do atendimento domiciliar. 

Um abraço a todos e obrigado pela presença na Sessão de Abertura do Curso.

Aos que não puderam estar presentes, ou que não acompanharam a videoconferência, será disponibilizado um vídeo. Aguardem!!!

 

Equipe de Formadores

 

 


 

 

O Curso de Formação de Professores para Classes Hospitalares é uma realização conjunta do NAEH/SEDUCE e UFG e compreende 120h de atividades presenciais e a distância, sendo, portanto, uma curso na modalidade semipresencial.

O curso tem orientação da metodologia Problem Based Learning (PBL), do Estudo de Caso, uma estratégia ativa de ensino e aprendizagem, e de um novo conceito de Ambiente de Gestão da Aprendizagem, ou simplesmente conceito H. Nesta concepção, o ambiente virtual de aprendizagem é toda a Internet e a sala, denominada H, é um ambiente para gestão, não constituindo o ambiente mesmo de aprendizagem, mas o ambiente de orientação de novas descobertas.

Ao final de cada caso é apresentada a dinâmica do estudo do caso, passo a passo. Confiram!.

Bons estudos!

Equipe de Formadores

 

 

 

Related Files Size Archive Fingerprint
Caso Odete 74 Kb 1a3bdd494059658ade22c007868752d9
Dados dos Participantes 183 Kb 052d4840a307bba51cb04d62d859060a
Caso Joana Publicado 97 Kb fae41b1cf28eabc3faa6378433031edc
NAEH 2013 205 Kb 292c7af763cad0343c76fa66d16a2715
Projeto Hoje 2014 103 Kb a1ac1226b478e4dc8d06852911ad50d7
Caso Marilda 99 Kb 95367aaa50a159fa428ad299b465efd5
Saúde Mental MG 4316 Kb 7ae9c32abcf8148b63ddc87e75d4a60e
Caso Mileide 103 Kb f4659ff4ad1c90b087934a7137886229
Manual Acadêmico 2101 Kb 79f55bbda1583442cbc49f8998d2bb13
Biossegurança 2345 Kb fb5cf2fb6c0f368f026787e795390b35
Listar Todas Voltar